sábado, 6 de junho de 2009

O uso do computador e da internet na educação

Alguns professores normalmente apresentam uma reação negativa em relação às “novidades tecnológicas”. Alguns recebem muito bem as novas invenções e procuram maneiras de utilizá-las no ambiente escolar; outras se sentem inseguros e despreparados e talvez, intimamente achem bom quando sua instituição julga serem muito caras essas novas tecnologias.
Muito se tem escrito sobre o computador na escola, mas há pouca concordância entre os vários autores e educadores sobre a relevância do uso dessa tecnologia em relação aos benefícios que ele pode trazer aos nossos alunos.
O computador quando legitimado nas escolas deve se incorporar ao currículo como uma ferramenta, inclusive, multidisciplinar, constituindo-se em alguma coisa a mais que o professor pode dispor para bem concretizar o seu trabalho; desenvolvendo atividades que levem a uma reflexão sobre a melhor maneira de lançar mãos de seus recursos, verificando as características de cada disciplina; realizando a necessária interação entre as múltiplas disciplinas e os recursos oferecidos pelo computador e a internet.
Quando usados desta maneira na instituição escolar, ou seja, o computador vinculado à internet a serviço de um projeto educacional, proporciona condições aos discentes de trabalharem a partir de temáticas, atividades, sucedidos no contexto da sala de aula. Em consequência dessas situações os alunos podem contar com a interatividade e a programabilidade possibilitada pelo computador junto à internet.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=9P67vPrIrps

Nenhum comentário:

Postar um comentário