ensino
A cada ano que passa muitos profissionais com licenciatura em matemática chegam ao mercado de trabalho sem preparação adequada para resolver questões didáticas e pedagógicas que surgem no decorrer da disciplina em sala de aula.
Pesquisas feitas sobre fundamentos teóricos de ensino e aprendizagem de matemática servem para discutir as atividades pedagógicas. A formação está de acordo em três pilares fundamentais: conteúdo, formação didática e análise crítica de práticas de ensino, considerando aspectos éticos, políticos e sociais.
O estudo da História da Matemática é considerada um auxilio ao professor dessa disciplina no seu trabalho diário em sala de aula. Nas últimas décadas,a matemática, vem conquistando espaços e destaque no contexto acadêmico educacional como mais uma opção no campo de investigação didática e científica na área de matemática e de seu ensino. Por isso, é sempre bom falar de História no ensino da Matemática.
De acordo com Mendes, o ensino da matemática tem informações históricas e possui um potencial amplo de utilização de saberes, este aspecto, segundo o autor, desafia a nossa curiosidade em pesquisar sobre a História da Matemática como mediador na formação de professores que atuam no Ensino Fundamental.
Objeto de Aprendizagem desenvolvido com recursos computacionais com o objetivo de auxiliar no processo de ensino de números. Trabalhamos com a hipótese de que a utilização de objetos de aprendizagem nas aulas poderá favorecer a aprendizagem significativa nos educandos.
Os resultados da utilização nos mostraram que o objeto de aprendizagem teve uma grande contribuição para o ensino dos alunos.
Esse tipo de conteúdo prevê ainda a elaboração de instrumentos de análise de situações didáticas compatíveis com a experiência dos professores em sala de aula.

Nenhum comentário:
Postar um comentário